Dicas de Segurança: Como evitar a saidinha de banco

O golpe conhecido como saidinha de banco é um fantasma que ronda quem precisa retirar dinheiro, especialmente se a quantia for alta. Confira as recomendações feitas pela Polícia para evitar os assaltos depois de sacar dinheiro numa agência bancária.

Dinheiro

Sempre que estiver sacando o dinheiro, observe se alguém que estava na fila saiu imediatamente para seguir você. Se isso acontecer, não saia do banco e chame a polícia ligando para a delegacia mais próxima ou para 190, a emergência da Polícia Militar.

Suspeita

Caso você perceba, já fora da agência bancária, que há alguém lhe seguindo, volte de imediato para dentro do banco ou entre no estabelecimento comercial mais próximo e ligue para a polícia, dando todas as características da pessoa suspeita (roupa, tipo físico, cor, altura etc).

Saque

Na hora de sacar quantias altas, dê preferência a outras maneiras de retirar o dinheiro do banco, como cheques administrativos. Caso seja preciso levar a quantia em espécie, procure fazê-lo na mesa do gerente do banco de sua confiança e num local que não seja visível a estranhos. Tente retirar o valor aos poucos, assim não correrá o risco de perder tudo se for assaltado.

Atenção

Jamais conte o dinheiro na porta das agências bancárias e evite fazer os mesmos trajetos ao sair. Muitas vezes, as pessoas deixam o banco distraídas, pegam o dinheiro e vão direto para a casa ou o carro. Em vez disso, deveriam entrar em alguma loja perto, como forma de despistar, e também de observar se estão sendo seguidas.

Valores altos

Funcionários de empresas responsáveis por apanhar valores para pagamento de salários também devem evitar fazer sempre o mesmo percurso ao sair do banco. Para servidores, aposentados e pensionistas, a recomendação é não retirar integralmente seus recursos nos dias de pagamento, quando os bancos são mais visados.

Sem volume

Evite colocar muitas notas e moedas no bolso, fazendo volume e chamando a atenção de espertalhões. Também não saia do banco carregando um envelope contendo dinheiro.

Vá de carro

Após o saque, o cliente jamais deve sair a pé ou entrar num ônibus. A preferência é usar um carro, ou pegar um táxi. Além de, é claro, ficar atento às motos que circulem pelo local. Muitos desses assaltos são praticados por bandidos em motocicletas.

Não reaja

Caso seja abordado pelo suspeito, não tente reagir e procure imediatamente um policial mais próximo da área. Ligue para o 190.

Fonte: Portal Caparaó

O DicaSeg também está nas redes sociais. Visite:

0 comentários :

Licença Creative Commons