Paulistas têm carros furtados com golpes em estacionamento

25/03/10

Golpistas se passam por parente da vítima para levar carro parado. Segundo advogado, estacionamentos devem cobrir o prejuízo.

Do G1, com informações do Bom Dia Brasil

Um novo golpe que vem sendo aplicado em São Paulo tem deixado apreensivos os motoristas e donos de estacionamento. Os golpistas fingem ser parentes dos donos dos carros para retirá-los do local. Ao voltar para retirar seus veículos, as vítimas são informadas que eles não estão mais no local.

A professora Vera Busch Neves Bezerra foi uma das vítimas. Ela deixou o carro em um estacionamento na área central de São Paulo. Sete horas depois foi retirá-lo, mas o carro já não estava mais ali.

“Cheguei ao estacionamento, peguei o meu tíquete e cadê o carro? O carro não estava lá”, conta a professora.

O manobrista contou que um homem foi ao estacionamento dizendo que era sobrinho dela e que tinha ordem para levar o carro. O homem falava ao celular e passou o aparelho para o manobrista. Do outro lado da linha, uma voz feminina mandava entregar o carro para o sobrinho. Tudo não passava de um golpe.

“Quando ele me viu e descobriu que eu não havia autorizado a saída do carro, ficou pálido. Ficou desnorteado. Na verdade, ficou tão desnorteado quanto eu. Eu pela perda e susto. Ele também ficou assustado por perceber que ele tinha sido ludibriado”, contou a professora.

Agora, ela quer ser indenizada: “Eu entendo que quem deva pagar é o estacionamento, que tem que ressarcir. Foi na responsabilidade deles que eu deixei o carro”.

Responsabilidade pela guarda

No estabelecimento, ninguém autorizado a falar sobre o assunto foi encontrado. De acordo com o advogado João Biazzo Filho, os estabelecimentos são responsáveis pelos carros. “Independente de qualquer motivo, o estacionamento tem que pagar, porque a responsabilidade civil de guarda, mediante a legislação brasileira, é do estacionamento”.

O advogado alerta que todo motorista deve guardar o tíquete. Para a professora, que está com o papel, o manobrista foi negligente: “Foi falta de malícia, falta de responsabilidade dele.”

Por lei, mesmo em estacionamentos gratuitos o dono é obrigado a indenizar o proprietário em caso de roubo do veículo. O Sindicato dos Estacionamentos de São Paulo lembra ainda que furtos, incêndios e colisões dentro do estabelecimento também devem ser cobertos pelo seguro.

Fonte: G1

0 comentários :

Licença Creative Commons