Livro: Manual de Segurança Preventiva

Por Siderley Andrade de Lima*

Sabemos que a criminalidade têm causado perplexidade e temor, evidenciando a insegurança dos centros urbanos, episódios de violência em SP e em todo o país são constantes. A falta de segurança no nosso cotidiano está ligada diretamente à atuação do crime organizado desafiando o Estado, em meio a real situação, nós podemos ter uma posição diante dos fatos e tomar alguns cuidados evitando ser mais uma vítima da criminalidade.


O objetivo principal deste trabalho é alertar o leitor para a necessidade de adquirir uma cultura de autoproteção (segurança). As pessoas têm uma atitude displicente para com sua segurança, ao invés de apenas de dizeres chocados e cobrarem do governo uma solução, os cidadãos devem se organizar para obter e disseminar informações e técnicas sobre segurança pessoal, patrimonial e empresarial.


Todos os dias são registrados inúmeras ocorrências relacionadas com pedestres, motoristas, proprietários de estabelecimentos, etc., muitas situações poderiam ser evitadas com medidas simples, como cuidado com bolsas, dinheiro, celulares, nos caixas eletrônicos, no trânsito. Etc.


A partir de agora tente adotar as medidas preventivas, coloque-as em prática, a ideia é chamar atenção do leitor para o problema da criminalidade e ao mesmo tempo dar dicas de comportamento preventivo. É necessário que cada pessoa possua a real consciência da situação atual no que refere-se a criminalidade, adotando assim, uma cultura de segurança preventiva e contribuindo para a redução dos índices de crimes contra pessoa e patrimônio.


Lembre-se : As medidas preventivas de segurança não impedem, nem atrapalham o dia a dia da pessoa, atitudes constantes com o tempo passam a fazer parte do cotidiano e transformam-se em hábito.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons