Crime Organizado e a Corrupção
Por Siderley Lima* para o DicaSeg.com
As políticas de Segurança Pública nos estados não conseguem mais conter o avanço da criminalidade, a violência se espalha e, no dia-a-dia, a estrutura de segurança pública tem sido incapaz de conter o avanço da criminalidade. Em todas as classes sociais as pessoas são vítimas diárias da bandidagem. O trabalho da polícia tem sido cada vez mais difícil para inibir os criminosos, a sensação de “enxugar gelo ” aumenta entre os agentes que aplicam as leis, com isso aumenta o número de profissionais corruptos e desmotivados.
A cada dia aumenta os comentários sobre algumas facções criminosas e a organização implantada pelos bandidos. Entre algumas facções a que encontra-se em destaque na mídia é o PCC (primeiro comando da capital ), desde seu surgimento em 1993 até os dias atuais ele vem demonstrado crescimento e força dentro e fora dos presídios intimidando o Estado.
As características das organizações criminosas são atividade clandestina, uso da violência, previsão de lucros, práticas e atividades ilícitas, estrutura organizacional. Suas características querem dizer que esse tipo de crime parte de uma associação de pessoas com o objetivo de delinquir, visando unicamente a acumulação de riqueza indevida, ou seja, o objetivo principal é econômico.
É preciso considerar que o crime organizado se utiliza de vários meios para continuar atuando, a cada dia surge novas formas e auxílio nas empreitadas criminosas, como não poderia deixar de ser, o crime organizado tem grande disponibilidade financeira, com a qual mantém conexão com o poder público para ampliar seus negócios, através do suborno e corrupção, procuram construir redes de influência, inclusive com as instituições do Estado.
0 comentários :