Dicas Google para usuários de rede Wi-Fi domésticas

Por Bitdefender Antivírus, exclusivo para DicaSeg.com


O Google, além de famoso como o maior mecanismo de buscas na internet, lançou um espaço reunindo dicas e instruções de segurança online. Denominado “É bom saber”, o site funciona como um guia digital, cuja intenção é fornecer conteúdo prático e objetivo para se manter seguro na Web.


Parte desse conteúdo aborda o uso seguro de redes Wi-fi domésticas, ensinando o usuário a proteger sua conexão a fim de preservar sua privacidade e navegação.




Por que proteger sua rede Wi-Fi?


Apesar de sempre ouvir a respeito de segurança na internet, grande parte dos usuários não possui conhecimento acerca dos reais perigos de se trafegar em redes Wi-Fi desprotegidas.


A verdade é que, ao navegar através de redes abertas, seus dados (enviados ou recebidos) ficam suscetíveis a intercepções – muitas vezes, de cibercriminosos. Proteger sua rede, portanto, é uma medida capaz de manter suas informações seguras, preservando também os dispositivos utilizados durante o processo.


Além disso, é válido ressaltar que, redes sem senha podem ser utilizadas por vizinhos, podendo deixar toda a conexão mais lenta.




Dicas para proteger sua rede Wi-Fi doméstica


Se tratando de proteção na internet, recorrer a um bom antivírus grátis ou pago, apesar de indispensável, não é o suficiente. Para isso, algumas recomendações podem ser aproveitadas quando o assunto é aumentar a segurança da sua rede Wi-Fi doméstica.


O primeiro passo é proteger sua rede com senha. Assim, sempre que alguém for usá-la pela primeira vez, será exigida uma senha de acesso. Essa senha, por sua vez, deve ser longa e forte, variando entre números, letras e símbolos, o que evita sua descoberta em tentativas mal intencionadas). Além disso, lembre-se de fornecer a senha apenas para pessoas de sua confiança.


O roteador também precisa de uma senha própria, diferente da senha usada na rede. A princípio, muitos deles saem de fábrica com uma senha padrão. Ela, por sua vez, deve ser trocada por outra senha forte e mantida em segredo, sem ser repassada a ninguém.


Outro cuidado é verificar que tipo de segurança você tem na sua rede doméstica. Para isso, consulte as configurações da rede Wi-Fi e certifique-se de que sua rede esteja configurada como protegida com protocolo de segurança WPA2 – o mais seguro entre as opções. Em caso de dúvidas, consulte o manual do usuário do seu roteador, entre em contato com o fabricante ou, até mesmo, faça pesquisas na internet sobre o aparelho específico.


Fonte: Assessoria de comunicação do Bitdefender Antivírus


Imagens: Free Digital Photos


Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons