Violência Urbana

Por Siderley Andrade de Lima*

No cenário de insegurança pública, a sociedade se mostra adoecida devido ao crescimento da criminalidade, sabemos que a violência urbana tem como causa diferentes fatores; psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais. Diante desde cenário os principais fatores da delinquência entre os jovens são as drogas, a desestruturação familiar e o consumismo, além da impunidade que é um dos principais problemas.

Sendo assim ampliar no papel a punição aos jovens, sem antes resolver o problema crônico e crescente do déficit do sistema penitenciário e de internação de adolescentes, é pura e simples demagogia, seria mais uma solução paliativa.


Além do ECA que tem muito direitos das crianças e dos adolescentes e pouco referente a punições. O problema está também no código Penal ultrapassado, leis de execução penal cheias de brechas que aumentam a sensação de impunidade, lei de entorpecentes que passa a mão na cabeça de traficantes, entre outras leis. Infelizmente uma das características que serve de ingrediente no crescimento da criminalidade é a corrupção, seja ela através do judiciário ( venda de sentenças), corrupção de policias, envolvimento de políticos e patrocínios de campanhas políticas.


Tudo o que está acontecendo é uma sucessão de fatores, utilizando um trecho de uma cena do filme “Tropa de Elite 2” nossa segurança pública caminha “a passos largos para a barbárie”.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons