Furto Dentro da Empresa

Por Siderley Lima* para o DicaSeg


Sua empresa pode estar sendo furtada por funcionário desonesto! Não se assuste, mas você pode estar sendo furtado todos os dias. Você deve estar se perguntando, mas como?

Segundo o especialista Tvya Amsel, Phd em Ciências Criminais “quase todo negócio é vítima de furto em algum nível da estrutura organizacional. A maior parte dos furtos por funcionários não é detectada pela gerencia, alguns furtam o máximo possível, e não param até serem pegos. Conclui o especialista.

Mas o que leva um funcionário praticar um furto dentro da empresa? E quais são os tipos? Como a empresa pode ter uma maior segurança no local de trabalho? Qual o impacto que isso terá no lucro da empresa?

Primeiramente esse problema irá resultar em um grande impacto financeiro no negócio, podendo acabar quebrando a empresa dependendo do tipo de fraude realizada.

Veja alguns exemplos de furtos ou fraudes: Furto de mercadorias (vão desde material de escritório até mesmo produtos da linha de produção ou do estoque a ser distribuídos), despesas superfaturadas, falsificação de recibos ou notas cobrando um valor do cliente e registrando outro inferior ou superior, falsos fornecedores, vender o produto e embolsar o dinheiro antes de ser registrado, folhas de pagamento de salários para empregados fantasmas, venda de informações internas, desvio do estoque, furto de cargas, etc.

Os motivos que levam um funcionário a fazer este tipo de coisa são muitos: desmotivação, maus tratos por parte do patrão, vingança, ganância, oportunidade, necessidade, etc. O executivo ou gerente da empresa deve ficar atento com mercadorias sumindo, desfalque no caixa, despesas de frete inadequadas, depósitos bancários diários que não correspondem aos recibos, grande transações e cheques sem fundo que são aceitos com frequência por um funcionários específico.

Veja o que fazer para você, sua empresa ou negocio ter uma maior segurança:

- Cuidados na hora de contratar o funcionário;

- Controlar os cartões de créditos da empresa;

- revisar extratos bancários mensais;

- Documentar todos os relatórios, saídas e entradas e todas as despesas;

-Controlar pessoal que assina cheques;

- Conferir todos os gastos na prestação de contas, assim como as notas fiscais;

- Realizar auditorias constantes e periódicas.

Lembre-se: Você pode estar sendo vítima no local de trabalho por funcionário desonesto não se esqueça! De acordo com o Tvya Amsel “É importante criar na empresa fundamentos para inibir, diminuir a tentação e aumentar a conscientização dos colaboradores”.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons