Vizinho de um Cativeiro

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

O modus-operandi dos criminosos que realizam um seqüestro, em sua grande maioria por exigirem um planejamento, dificulta o trabalho da policia nas investigações. Na execução eles são rápidos na captura da vitima e dificilmente deixam pistas. Atuando dessa forma, fica muito difícil identificar ou encontrar um cativeiro.

Os locais preferidos pelos seqüestradores em muitas vezes são bairros com grande concentração populacional, regiões pobres como periferias e favelas são campeões na preferência para manter cativeiros. Outros locais usados são chácaras, sitos ou cidades do interior, alguns locais onde vítimas já foram resgatadas, eram usados mais de uma vez pelos seqüestradores em outros seqüestros. Algumas vítimas dependendo o tempo de negociação com a família e os seqüestradores chegam a mudar de cativeiros duas ou mais vezes, os criminosos usam esse modo de atuação para dificultar a descoberta do cativeiro.

Um das armas que tem ajudado a policia, foi à criação do disque-denuncia, a colaboração das pessoas tem sido fundamental para a redução dos seqüestros, as denuncias em alguns casos levaram a policia a encontrar cativeiros de vítimas de seqüestro. Mas de que maneira o leitor pode estar ajudando a policia? Será que você já foi e/ou neste exato momento é vizinho de um cativeiro?

No que se refere à ajuda das pessoas em denunciar a suspeita de um cativeiro, o leitor, caso suspeite de algo e tenha achado alguma coisa que fuja à normalidade em uma casa vizinha, poderá observar e estar atento a algumas dicas:

- Ocupação repentina de imóvel que esta sem moradores há algum tempo, sem que haja a chegada de caminhões com moveis dos moradores;

- Chegada de comida rápida como pizza, marmitex e sanduíches todos os dias; - Casa ocupada por pessoas mantidas sempre fechadas sem seus moradores sejam vistos;

- Os recentes moradores não mantêm relacionamentos com vizinhança;

- Entrada e saída de pessoas diferentes e em horários diversos;

- Movimento de carros variados estacionado em frente ou nas redondezas;

- Entrada e saída de pessoas principalmente durante a madrugada;

- Barulhos estranhos e contínuos vindo da casa e inexistência de crianças no local.

Lembre-se: “ Caso você perceba algo como as informações acima, entre em contato com o disque-denuncia ou ligue para a policia, pois você pode estar sendo vizinho de um cativeiro”.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons