Retrato da Segurança Pública

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Recentemente foi realizada uma pesquisa CNI-Ibope - que ouviu 2.002 pessoas em 141 municípios entre os dias 28 e 31 de julho/2011. A pesquisa foi apresentada no mês de outubro e fez um diagnóstico da percepção da população sobre várias questões da segurança pública e sobre temas como pena de morte, redução da maioridade penal, qualidade das instituições, entre outros.

Dentro da segurança pública, não podemos deixar de falar do foco principal que é o trabalho na atividade policial, na pesquisa A maioria da população brasileira condena a segurança pública: exatos 51% considera a situação da segurança pública "ruim" ou "péssima.

Algo que chama a atenção é que as Forças Armadas e a Polícia Federal são as instituições melhor avaliadas pela população, com conceitos de "ótima" e "boa" para 63% (Forças Armadas) e 60% (PF). Em terceiro lugar é apontado as Guardas Civis, é um avanço significativo e sinal de que os municípios estão fazendo a lição investindo nas guardas municipais.

Independente da pesquisa, não podemos esquecer que a sociedade está adoecida, devido ao crescimento da violência, sendo que, os problemas da criminalidade reúne diversos fatores como: psicológicos, sociais, econômicos, políticos e culturais, desestruturação familiar, educação, etc. A segurança publica é como um remédio, um remédio forte que muita das vezes se não for aplicado de forma correta pode causar efeitos colaterais, o trabalho policial não faz parte do problema na segurança pública e sim parte da solução.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons