Veja dicas para ter uma casa segura ao sair de férias

Casas que parecem fortalezas e apartamentos blindados: especialistas mostram como proteger o patrimônio sem gastar muito.

Malas prontas, família reunida e férias à vista. Antes de fechar a porta, a pergunta: quem é que vai tomar conta de tudo? Às vezes, a segurança da casa pode estar em um olhar camarada. Em alguns bairros de São Paulo os vizinhos estão fazendo um mutirão: quem fica na cidade cuida da casa do amigo.

É uma ótima ideia, porque os números de assaltos impressionam. Um levantamento feito por uma seguradora mostra que, no período de férias, o número de assaltos aumenta em até 30%.

A placa avisa: “Meu vizinho está de olho”. Há dois anos, os moradores de uma rua formaram um “grupo de segurança” para diminuir o número de assaltos. Em situações suspeitas, a primeira atitude é comunicar algum vizinho e depois chamar a polícia.

“Deu uma diminuída em relação a algumas ações um tanto quanto ilícitas ou então suspeitas. O principal é a vizinhança, o resgate dessa parceria entre a vizinhança, cuidar e ser cuidado”, afirma o psicólogo Alexandre Carvalho. Para manter a casa segura, Alexandre ainda reforçou as grades e instalou pinos de ferro que funcionam como travas nos portões.

Cercas elétricas, câmeras e grades – as casas estão se transformando em grandes fortalezas. Tudo para evitar roubos e assaltos. Essa época do ano é a que mais preocupa os moradores.

“Quando a gente vai para a praia e sai de viagem, a casa fica vazia. Quer dizer, você não tem controle. Significa um perigo constante, porque você nunca sabe o que vai acontecer”, comenta a radialista Sabina Maris Oliveira di Risio. O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de São Paulo, João Palhuca, sugere que, antes de viajar, as pessoas criem o chamado “plano de férias”. “As pessoas têm de colocar, realizar um plano de viagem, um plano simples para relacionar as atividades que precisam ser feitas na casa”, recomenda.

O especialista dá algumas dicas para viajar com segurança: reforçar as portas com fechaduras auxiliares; instalar cerca elétrica; suspender a entrega de correspondências; deixar o telefone e o endereço do local onde vai estar com os vizinhos. O vizinho pode ser um aliado quando você estiver fora de casa.

“Ele auxilia no processo de você manter a sua casa mais viva e mais ativa durante sua ausência. Isso é bom. É um sistema que ajuda, porque a vida na residência e a frequência de pessoas durante os dias fazem com que não se identifique que a casa está abandonada”, acrescenta João Palhuca.

O vice-presidente do Sindicato das Empresas de Segurança Privada de São Paulo diz ainda que muitas pessoas acabam se tornando vítimas de assalto, porque cometem erros comuns como o de deixar a lâmpada acesa de dia. “Isso é péssimo. Deixar a luz acesa durante a noite, uma lâmpada de segurança é bom. Mas se ela fica acesa durante dia, está denunciado que você não está presente. Uma célula fotoelétrica pode ajudar, porque ela pode acender às 18h e apagar às 7h”, explica João Palhuca.

Ter um cão de guarda também ajuda, mas atenção: “Se o cão ficar num ambiente onde todas as características demonstram que não tem ninguém e que ele está sozinho, isso também é perigoso”, alerta o especialista.

Para quem mora em apartamento, a orientação é avisar o síndico ou serviço de segurança sobre a viagem. Adotando uma rotina de cuidados, os moradores podem ter um pouco mais de segurança. Afinal, invasores em casa nesta época do ano, só quando trazem alegria.

Especialistas em segurança avisam: evite a instalação de portões com grades que forneçam apoio para os pés. Isso facilita a entrada do ladrão. Dizem ainda que o portão ou o muro não podem ser totalmente fechado. Assim, se o ladrão entrar, ninguém vê a movimentação dentro da casa.

Fonte: Bom Dia Brasil

0 comentários :

Licença Creative Commons