Boa Noite Cinderela, Um conto de Fadas ou um Pesadelo?

Por Carlos Rodrigues Costa*

Pouco se ouve falar sobre este golpe, mas ele tem se tornado cada vez mais comum, assim como é comum o hábito de algumas pessoas saírem à noite para bares, boates, shows e festas para se divertirem, se relacionarem, etc. Mas afinal, o que é o “Boa noite Cinderela”? Vamos falar um pouco sobre esse golpe e dar algumas dicas de postura e comportamento para se evitar cair nele.

O que é o “Boa noite Cinderela”? É uma mistura de drogas conhecidas como "rape drugs” (Drogas de Violação/Estupro). A composição é realizada especificamente pelas seguintes drogas:

Flunitrazepam: conhecido comercialmente como Rohypnol. É uma droga que induz ao sono de forma intensa, reduz o desempenho psicomotor, diminui os reflexos, possui também o efeito relaxante muscular e traz a perda de memória (total ou parcial).

Ácido gama hidroxibutírico – GHB (sigla em Inglês): conhecido como Ecstasy líquido, não tem cheiro nem gosto. De acordo com a dose desta droga ingerida por uma pessoa, ela poderá sentir desde simples euforia e relaxamento até a desorientação, sonolência, dificuldade de concentração chegando ao desmaio seguido de um sono profundo. Em alguns casos pode levar ao coma.

Ketamina: conhecido como Special K ou super K. Essa droga é um poderoso anestésico de uso veterinário. Sua utilização pode trazer sensações de alucinações profundas, dificuldade em controlar os próprios movimentos e sentimentos, sensação de distorção, uma experiência bem próxima à morte.

Apenas uma dose dos componentes citados acima, misturado ao álcool, seria necessária para deixar uma pessoa sem condições de responder por si. Porém, com a dose de todos os componentes misturados, a pessoa que ingerir este coquetel precisará contar com a sorte para dizer qual foi sua experiência. Estamos falando de uma experiência que pode não ter retorno, ou seja, levar à morte.

Onde acontece?

A ocorrência deste golpe está ligada em sua maioria a boates, bares e festas noturnas, o que não quer dizer que isso não possa ocorrer em outros locais.

Condições favoráveis para que o praticante deste crime possa agir:

O bandido normalmente procura condições favoráveis, presas fáceis, ou seja, a procura será em sua maioria por homens ou mulheres que estejam sozinhas, abertas a conversas e relacionamentos, e que estejam consumindo ou dispostas a aceitarem uma bebida de um estranho. Outro ponto, mesmo que a pessoa esteja em um grupo de amigos, caso ela demonstre a possibilidade de se afastar do grupo, também será um alvo atrativo para o golpista.

Motivação do criminoso:

Normalmente os praticantes deste golpe estão em busca de assaltos ou abusos sexuais. Os atrativos são vários, como: dinheiro, carro, celular, (tudo que seja de valor) ou mesmo a prática de abusos.

Como é a ação?

Uma pessoa, normalmente de boa aparência, se aproxima da vítima em potencial (para assalto ou abuso), puxa uma conversa, às vezes oferece uma bebida que pode ou não já estar com a droga. Se a vítima já estiver bebendo algo, o criminoso espera a primeira distração da pessoa para colocar a droga na bebida. Após a inserção da droga, o criminoso aguarda pelo efeito rápido da substância ingerida, para que ele entre em ação. O criminoso aproveita do momento de alucinação e desorientação causada pela droga para levar a vítima para o local onde executara sua ação. Todo o cuidado é pouco, afinal o coquetel de drogas poderá ser colocado em sua bebida, em um momento de distração, sem que o bandido se aproxime de você para conversar.

E o resultado?

Desastroso: desde um assalto, onde serão levados todos os bens de valor, até o abuso sexual podendo chegar à morte, que pode ser efeito da droga ou mesmo praticada pelo próprio bandido. Tudo vai depender da intenção do bandido, ou seja, uma vez dopado pelo “Boa noite Cinderela” você estará nas mãos do bandido. Como resultado, pode-se ter “n” possibilidades, mas com certeza ninguém vai querer passar por isso. O mais comum é que as pessoas que são vítimas deste golpe acordem no outro dia, ainda meio “grogue”, sem roupas e com todos os bens roubados, e não se lembrem de nada do que houve.

Como não ser vítima?

A) Procure sair sempre em grupo de amigos e evite se distanciar;

B) Não se engane pela aparência ou pela boa maneira de conversar, essas pessoas são profissionais e sabem como se apresentar para enganar suas vítimas;

C) Quando sair à noite para festas, bares, etc., se conhecer alguém, procure apresentá-lo para os seus amigos para que todos o vejam, e se possível peça para um dos amigos tirar uma foto com o celular com a desculpa de guardar como recordação. Caso o estranho esteja mal intencionado, essa ação provavelmente inibirá sua ação, todavia, mesmo que isto não aconteça, ajudará, caso seja necessário uma identificação posterior;

D) Nunca aceite bebidas de estranhos, pois podem estar drogadas;

E) Quando estiver bebendo, nunca deixe o copo para sair do local, se estiver dançando ou andando com o copo na mão, tenha sempre o cuidado de segurá-lo de forma que a palma da mão possa tampá-lo;

F) Se precisar sair e esquecer o copo/garrafa de bebida, ao retornar peça ao garçom para que troque;

G) Ao pedir uma bebida, certifique-se de que ela seja aberta ou servida em sua presença;

H) Se perceber que algum amigo(a) está se sentindo mal (perda de reflexo, distorção do ambiente, falar coisas sem sentido) peça ajuda sem se afastar dele(a);

I) Se por algum motivo você perceber mudança no seu sentido, começar a ter sensações fortes de tontura ou distorção do ambiente, avise imediatamente para um amigo dizendo que você acha que foi dopado e peça para que ligue para a Polícia. Caso esteja só, peça imediatamente para o garçom para que ligue para a Polícia;

J) Nunca leve estranhos para sua casa, alguns bandidos preferem agir fora de ambientes públicos para não serem identificados.

As informações descritas neste artigo muito poderão auxiliar aqueles que se preocupam em agir preventivamente. Se você ainda não tem a consciência de que além de ler e saber sobre estes golpes é necessário uma mudança de comportamento e postura pró-ativa, lembre-se: o prejuízo pode ser mais que financeiro, pode custar sua vida.

Referências:

Site: “Wikipedia”. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Flunitrazepam. Acesso em: 30/01/10. Site: “Que Droga”. Disponível em: http://www.quedroga.com.br/toxicos/ghb; http://www.quedroga.com.br/toxicos/ketamina. Acesso em: 31/01/10. Site: Secretaria de Saúde do RS. Disponível em: http://www.saude.rs.gov.br/wsa/portal/index.jsp?menu=organograma&cod=33294. Acesso em: 31/01/10.


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons