Dicas de Segurança ao sair de férias

Por Carlos Rodrigues Costa*

As férias escolares estão chegando, com isso é hora de preparar o roteiro de viagem.

Para aproveitar e descansar com tranqüilidade, não se esqueça de observar algumas dicas de Segurança para deixar sua residência mais segura.

Ao sair de viagem, evite deixar a casa sozinha, se isso não for possível, peça a um vizinho ou parente mais próximo para visitar diariamente o imóvel, recolher as correspondências e observar movimentos suspeitos de pessoas rondando o imóvel.

Evite também deixar as luzes acesas durante o dia, pois isso é um sinal de ausência de moradores para os marginais.

Hoje existem aparelhos no mercado que possibilitam realizar uma programação para acender e apagar as luzes externas à noite e de dia, simultaneamente, são os chamados Timer’s Digitais ou aparelhos de fotocélulas.

Informe ao seu vizinho, parente ou amigo de confiança sobre sua ausência e deixe um telefone de contato para casos de urgência.

Antes de viajar, verifique sempre se todas as porta e janelas estão devidamente trancadas.

Se você mora em condomínio fechado ou edifício, nunca deixe as chaves na portaria.

Em apartamento no térreo, atenção com as janelas e as portas; uma boa opção pode ser os pinos de segurança.

Portas e janelas de trilho não são muito seguras; um improviso com um cabo de vassoura sobre o trilho pode resolver este problema.


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons