Roubo de Identidade

Por Siderley Lima* para o DicaSeg.com


Os avanços tecnológicos na informática têm desempenhando um papel crucial para os fraudadores, entre vários crimes cometidos destaco o roubo de identidade, este tipo de fraude, que está aumentando todos os dias é ignorada por muitos, caracteriza-se por utilizar informações pessoais, tais como CPF, RG, número do cartão de crédito, podendo ser utilizada em diferentes situações como: Fraude com cartão de crédito, fraude bancária, fraude telefônica, fraude de correspondência, lavagem de dinheiro, crimes com computadores e outros delitos.


O roubo da identidade é uma fraude em que informações e documentos de uma determinada pessoa são utilizados para se passar por ela e cometer delitos. Constitui, atualmente, uma das fraudes que mais preocupam as autoridades no mundo.


Muitas pessoas não se preocupam com suas informações pessoais, mal sabem que o simples fato do extravio do RG poder gerar grandes problemas se o documento parar em mãos erradas. Todos os dias inúmeras pessoas perdem seus documentos, agora quantas registram o a perda de tais documentos?
Tome cuidado com seus documentos pessoais, não precisa andar com todos eles na carteira, somente a CNH ou cópia do RG autenticados já é suficiente, se sua carteira ou bolsa for extraviada, roubada, furtada, faça o Boletim de ocorrência, você estará se prevenindo do que possa acontecer com seus documentos e evitando “dores de cabeça”.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons