Conscientização de segurança preventiva

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

A cada dia a escalada da violência tem aumentado. A criminalidade cresce assustadoramente, o delinquente a todo instante busca uma nova maneira de agir. Assaltos em condomínios, sequestro relâmpago, roubos a residências, assaltos nos semáforos, assaltos em caixas eletrônicos, os golpistas/estelionatários aplicando os mais diversos golpes, criminosos on-line, a cada dia uma nova modalidade de crime.

Em meio a evolução da criminalidade o que você tem feito? Você tem procurado aumentar sua segurança, de sua família e do seu patrimônio? Tem reduzido os riscos de ser uma vítima dos criminosos? Tem tomado uma atitude preventiva?

É pensando nisso que urge a necessidade de despertar e ter uma conscientização da segurança. “Vítimas e crimes sempre existirão”. Daí a importância de você ter consigo, com a família e seu patrimônio esses cuidados que visam reduzir as possibilidades de ser uma vítima de criminosos”.

Se realizarmos um levantamento (estatística) das ocorrências registradas relacionadas com pedestres, motoristas e proprietários de estabelecimentos, muitas poderiam ser evitadas com medidas simples e preventivas, como cuidado com bolsas, dinheiro, celulares, etc. A grande maioria da população não possui uma mentalidade preventiva em se tratando de segurança, por este motivo acaba se tornando alvo dos agressores da sociedade que infestam nossas cidades.

O criminoso age em suas ações com o fator surpresa, procurando vítimas desatentas e distraídas, quando ele percebe que a suposta vítima está atenta ele desiste e procura outra vítima. Temos que chamar a atenção da população para o problema da criminalidade, a importância dos cuidados, a adoção do comportamento preventivo e adquirir procedimentos seguros no cotidiano. São fatores que diminuem as possibilidades de você e seus familiares ou seu patrimônio tornar-se alvo dos criminosos. As informações aqui apresentadas são dicas práticas que, se seguidas á risca, diminuirão as chances de você ser mais uma vítima dos criminosos. Com medidas e técnicas simples e eficiente que fará com que o leitor tenha consciência dos riscos no seu cotidiano, é claro que 100% segurança não existe, mas agindo desta maneira o leitor estará contribuindo para redução da criminalidade e exercendo sua cidadania, afinal na Constituição Federal no seu artigo 144 diz" A segurança Pública e dever do Estado e responsabilidade de todos"


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons