Medida ineficaz contra o crime

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Recentemente foi aprovado pela assembléia legislativa de SP o projeto de lei do deputado estadual Jooji Hato (PMDB) que prevê a proibição de transporte de carona em motocicletas. Segundo o deputado o projeto visa reduzir a criminalidade em especial os crimes praticados por motos com garupa. Se for sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, a lei vai proibir o transporte na garupa de motocicletas durante dias úteis da semana e em cidades com mais de 1 milhão de habitantes, o que significa que ela valerá apenas em São Paulo, Guarulhos e Campinas. O descumprimento da lei acarretará multa de R$130.

Mais uma vez nossos legisladores criam medidas paliativas para combater a criminalidade e o principal prejudicado e o cidadão de bem. Ao invés de se preocupar com medidas para acabar com a impunidade, acabam criando leis que só atrapalham a população. Os bandidos vão continuar assaltando do mesmo jeito, vão continuar levando garupa na moto porque a sensação de impunidade é grande. Se o bandido achasse que receberia alguma punição, ele nem sairia de casa para roubar. Sinceramente para quem usa veiculo roubado para assaltar, uma proibição que impede de levar o garupa é o menor dos problemas, por conta disso eu duvido que algum bandido deixe de levar o garupa para cometer o crime.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons