Ladrões de Olho no seu Notebook

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Com o avanço da informática, a utilização de um computador portátil, seja um palm top ou um notebook cresce a cada dia. É muito comum o uso nos grandes centros urbanos, aeroportos, universidades, no meio empresarial, representantes de vendas, hotéis, etc.

Se por um lado as vendas e utilização tem crescido, despertando o interesse de muitos, por outro lado os ladrões estão de olho nesses aparelhos, pois sua venda é fácil e valem um bom dinheiro no “câmbio negro”.

Veja algumas situações no qual os criminosos atuam fazendo vítimas; A primeira é nos aeroportos, no embarque e desembarque, no check-in, no saguão, no descuido da vítima eles furtam a máquina. Ainda nos aeroportos, alguns criminosos ficam do lado de fora escolhendo seu alvo, eles observam as pessoas que levam consigo o computador, a vítima ao entrar em um táxi ou em algum carro, passa a ser seguida de moto e na melhor oportunidade anunciam o assalto.

No trânsito a situação é semelhante a que foi citada acima, a diferença é que os criminosos ficam rodando pelas ruas e avenidas observando dentro dos carros, até encontrarem uma pessoa com um notebook dentro do veiculo.

Outros criminosos atuam em escritórios em edifícios empresariais, principalmente em horários de pouca movimentação como, por exemplo, café ou almoço, se passam por motoboys, vendedores, fornecedores, etc. Andam de sala por sala, repartições e seções até encontrarem o descuido de alguém que deixou o aparelho em sua mesa.

Para não se tornar vítima de criminosos veja algumas dicas:

- Nos aeroportos, mantenha o aparelho sempre do seu lado ou dentro de uma bolsa, não se distraia nem um segundo, principalmente ao atender o celular ou durante o check-in;

- Ao sair dos aeroportos seja o mais discreto possível, não ostentando a máquina;

- No dia à dia utilize mochilas e bolsas que descaracterizem o computador, não use as tradicionais que identifiquem facilmente o computador;

- No seu veiculo coloque o aparelho no porta-malas ou debaixo do banco;

- No táxi não utilize o aparelho, pois chama a atenção dos criminosos;

- Em congressos, palestras, seminários, universidades, hotéis, não se descuide do notebook, pois uma simples desatenção pode ser a oportunidade para ser furtado;

- No seu ambiente de trabalho, caso tenha que sair para o almoço ou café , guarde a máquina na gaveta ou em um local seguro.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons