Cartões Magnéticos: Dinheiro de Plástico

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Nos dias atuais a utilização de cartões magnéticos cresce a cada dia. Hoje é difícil encontrar uma pessoa que não tenha um cartão de algum tipo ou ainda encontrar um estabelecimento que não aceite algum cartão. Os cartões são os mais variados sendo eles, de crédito, do banco, visaeletron, posto de gasolina, hipermercados, grandes magazines, drogarias e farmácias, etc.

Com o aumento no uso dos cartões a utilização de cheques está perdendo espaço para o dinheiro de plástico, muitos comerciantes já não aceitam mais cheques, postos de gasolina que no passado aceitavam cheques pré-datados, hoje são cada vez mais raros. O uso é tão freqüente no nosso dia á dia, são tantos cartões que tem pessoas que não conseguem fechar a carteira, ou possui outra só para guardar os cartões, muitos preferem andar somente com o cartão do banco, sendo assim, andam com menos dinheiro na carteira.

A utilização dos cartões despertou nos criminosos uma maneira diferente de agir, se no passado eles roubavam as carteiras sabendo que tinha dinheiro, hoje eles praticam o famoso ‘sequestro-relâmpago, pois eles sabem que a vítima está com vários cartões, dessa forma eles podem realizar saques ou compras.

A recomendação é que se você não for utilizar os cartões todos no mesmo dia, saia de casa com apenas o cartão do banco ou um de crédito (multi-uso), Se você for vítima de assaltantes, as chances de você ser libertado é mais rápido, pois terão apenas um banco para os bandidos irem, o número de cartões determinará o tempo que você irá ficar nas mãos dos criminosos caso seja uma vítima. Agora imagine outra situação, caso você venha perder todos os cartões, o risco de usarem um deles ou a dor de cabeça que vai ter até cancelar todos.

Veja algumas dicas que irão te ajudar:

- Não ande com todos os cartões magnéticos, use somente o necessário;

- Ao receber seu cartão, assine o verso;

- Toda a vez que seu cartão for substituído, após a liberação do novo destrua o anterior, cortando-o em pedaços;

- Nunca forneça a sua senha a terceiros;

- A senha do seu cartão deve ser memorizada e nunca guardada junto com o cartão;

- Procure manter em casa uma relação de telefones das centrais de atendimento de todos os cartões, caso aconteça algo, ligue imediatamente cancelando todos eles;

- não escolha a data de nascimento, nem nº de RG como a senha do cartão.

Lembre-se: “Em caso de perda, furto, roubo ou extravio dos cartões, comunique imediatamente o fato á central de atendimento, faça o boletim de ocorrência, você estará se ´prevenindo do que possa acontecer caso utilizem ele indevidamente.”


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons