Segurança On-line: " Dicas de segurança na internet"

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Com o avanço da informática, as transações pela internet têm aumentado todos os anos. A facilidade de você acessar um site de um banco ou realizar uma compra aumenta todo instante, essa facilidade e comodidade é um dos atrativos que chama a atenção dos usuários desde tipo de serviço. Mas por outro lado surgiram os criminosos virtuais, os famosos "hackers ou crakers ".

Os hackers na grande maioria são grupos de jovens, que trocam e exploram a capacidade de um sistema até obter o máximo dele, eles não destroem sites, e sim demonstram como os sistemas são falhos, alguns ajudam a desenvolver sistemas de segurança, muitos tem ajudado a policia a prender os verdadeiros criminosos.

Os crakers são os reais criminosos que utilizam seus conhecimentos para invadirem sites de instituições bancárias, empresas, comércio eletrônico, ou ainda para invadir computadores de qualquer pessoa.

As quadrilhas especializadas nesse tipo de crime, estão cada vez mais sofisticadas, adotando mais tecnologia nos golpes. Um dos mais conhecidos é o de mandar um email aos internautas para levá-los a sites que, aparentemente pertencem a renomadas instituições ( financeiras, provedor, comercio eletrônico, etc.). Sem saber o internauta entra no site que pede para preencher algum cadastro, as vítimas enganadas passam todas os dados da conta ou todos os informações pessoais, que posteriormente serão usados para realizar transações bancárias ou ainda para realizar alguma compra em nome da vítima. Após aplicarem o golpe, geralmente sacam grandes quantias de dinheiro das vítimas, procuram novos métodos para aplicarem seus golpes , os piratas eletrônicos não deixam rastros.

Nas transações eletrônicas, atenção redobrada, procure verificar se o site possui uma estrutura e trabalho com a segurança de informações, no qual deve aparecer no canto inferior um pequeno cadeado.

Veja o que mais você pode fazer para ter mais segurança on-line:

- Os bancos estão tentando educar os usuários/correntistas sobre seus emails e site, procure seguir as orientações do seu banco;

- Se você receber um email do seu banco pedindo recadastramento de seus dados pessoais, ligue para o banco e converse com seu gerente, certifique que o email e verdadeiro;

- Mantenha a segurança dos dados sempre em dia;

- Controle o recebimento de email, os de origem desconhecidas com anexo devem ser excluídos;

- É importante ler a política de segurança e privacidade do site;

- Ao realizar uma compra pela internet, verifique se o site é realmente seguro, verifique sobre sua credibilidade e sua eficiência;

- Suas senhas de acesso devem ser trocadas com freqüência;

- Utilize e mantenha um programa de proteção (software anti-vírus);

Lembre-se : Não existe 100% de segurança, da mesma maneira que você deve ter alguns procedimentos no seu cotidiano, adotando medidas de segurança preventiva, na internet não é diferente, pois os problemas relacionados com a segurança envolve na maioria das vezes falhas do próprio usuário da internet.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons