Dicas de segurança para a restituição de imposto de renda online

Por Catalin Cosoi, gerente do Laboratório para Ameaças Online da BitDefender

A época de restituição do imposto de renda pode se transformar em um pesadelo para os contribuintes, se não estiverem atentos contra as ameaças eletrônicas. A conferência da restituição do imposto de renda pela internet é simples e pode poupar bastante tempo para os contribuintes. Ainda assim, se não prestarem muita atenção à forma como os dados sensíveis são manipulados pela World Wide Web, as chances são de que eles se tornem vítimas de roubo de identidade ou de que vejam suas restituições recolhidas por terceiros desconhecidos.

Os usuários devem tomar cuidado, em primeiro lugar, com tentativas de fraudes e golpes que podem chegar por e-mail. Campanhas de spam e ataques promissores de phishing para eliminar a dívida fiscal são nada mais do que problemas: os usuários podem ser forçados a revelar seu nome, endereço, número de CPF, bem como o valor dos seus rendimentos aos cibercriminosos.

Mas os esquemas de phishing e spam não são as únicas ameaças eletrônicas disponíveis. Trojans, spyware, adware, keyloggers e ladrões de senhas, botnets e outros tipos de malware devem ser temidos também. Por exemplo, o kit de ferramentas SpyEye (alegadamente criado a partir das ferramentas de codificação usadas para a infame botnet Zeus, que roubou milhões de dólares para seu criador) permite que criminosos virtuais criem trojans bancários que roubam credenciais de login dos bancos. Além disso, os contribuintes usuários de serviços online devem estar cientes da existência de uma vasta gama de aplicações maliciosas, dotadas de uma funcionalidade de formulário sem fins devidos, o que praticamente significa que essas aplicações são capazes de coletar dados diretamente do navegador no momento em que o usuário preenche um formulário próprio.

Para proteger seus sistemas e dados e evitar se tornar vítima de fraude fiscal online, siga as dez dicas de segurança abaixo:

# 1 Leia atentamente todos os documentos e orientações pertinentes disponíveis. Se precisar de ajuda no preenchimento de formulários online, talvez você deva considerar pedir o conselho de alguém de confiança ou um especialista no assunto. Melhor prevenir do que remediar!

# 2 Verifique site da Receita Federal. Faça uma visita ao http://www.receita.fazenda.gov.br/ e veja quais as opções para verificação de restituição de imposto de renda e outras consultas.

# 3 Tenha cuidado ao digitar seus dados pessoais.

# 4 Verifique se o seu computador está seguro:

• Instale e ative um antimalware confiável, ativação de firewall e filtro anti-spam, tais como os fornecidos pela BitDefender.

• Atualize seu antimalware, firewall e filtro antispam sempre que possível com as últimas definições de vírus e aplicativos suspeitos/assinaturas arquivadas.

• Analisar o seu sistema frequentemente.

• Verifique regularmente com o seu fornecedor de sistema operacional o download e instalação das últimas atualizações de segurança e ferramentas de remoção de conteúdos maliciosos, bem como outros patches ou correções.

# 5 Fique longe de spam e phishing:

• Não abra e-mails e anexos de remetentes que você não conhece.

• Não abra e-mails com texto tributário na linha assunto.

• Não responda, apresentando todas as informações pessoais (tais como nomes de usuário e senhas, número de CPF, números de conta bancária ou cartão de crédito) aos pedidos alegados por e-mail da Receita Federal ou de empresas de preparação do imposto. Essas organizações normalmente não enviam e-mails gerais (dirigidos a um prezado cliente), mas formulários personalizados de notificação impressa (incluindo o seu nome completo, bem como outros elementos de identificação única) por meio de um serviço postal. Se você tem alguma dúvida sobre um e-mail que recebeu da tal organização, contate-os imediatamente.

• Não clique em nenhum link contido na caixa de spam: você pode desencadear outros tipos de malware e comprometer a segurança do seu sistema.

# 6 Ao enviar seus dados através da Internet (seja através de formulários online, a saída do seu programa de preparação do imposto ou a informação que a empresa precisa de preparação), certifique-se que:

• O seu antimalware, antiphishing, firewall, bem como quaisquer outras aplicações de segurança e suítes estão ativadas e atualizadas.

• Conhecer as opções de criptografia disponíveis.

• Se o seu pedido online e depósito requerem uma conta de usuário, certifique-se de que você NÃO USE o nome de usuário e a mesma senha que você escolhe para seu email, e-banking ou comércio eletrônico de contas quando se registrar.

• Certifique-se de fazer backup dos seus dados e armazená-los de forma segura usando as ferramentas apropriadas, como o BitDefender Total Security 2011.

• Evite o uso de um computador não seguro (como o desktop de um amigo ou um laptop de um colega). Ainda assim, se você é forçado a fazê-lo, certifique-se pelo menos de rodar o Quick Scan, a avançada ferramenta de scaneamento de PC fornecida pela BitDefender, antes de prosseguir.

• Não fazer consultas de restituição de imposto a partir de computadores públicos ligados à Internet (como os de uma biblioteca ou em um Internet Café).

• Se você usar uma conexão sem fio, certifique-se que sua conexão está segura e criptografada e que você conhece e confia no proprietário do ponto de acesso. Também, abstenha-se de utilizar uma conexão sem fio pública desprotegida (como os de aeroportos ou hotéis) quando enviar dados através da Internet.

Todos os produtos e nomes de empresas aqui mencionados são para fins de identificação e são propriedade de, e podem ser marcas comerciais de seus respectivos proprietários.

Sobre BitDefender®

A BitDefender é a criadora de um dos mais rápidos e eficazes software de segurança para internet com certificação internacional. Desde 2001 a BitDefender tem sido pioneira neste ramo, desenvolvendo e lançando novidade premiadas de proteção. Todos os dias a BitDefender protege a experiência digital de dezenas de milhões de usuários domésticos e corporativos ao redor do globo. As soluções da BitDefender são distribuídas por uma rede global de distribuição e parceiros de revendedores em países de todo o mundo.

Recentemente, a empresa ganhou uma série de recomendações nos EUA, Reino Unido e em toda a Europa, incluindo as publicações ConsumerSearch, Which?, Stiftung Warentest e Taenk. A tecnologia antivírus BitDefender terminou em primeiro lugar nos testes AV Test e AV-Comparatives. Mais informações sobre a BitDefender e seus produtos estão disponíveis na sala de imprensa da empresa. Além disso, o BitDefender publica no site Malware City as atualizações mais recentes sobre ameaças à segurança ajudando os usuários a se manterem informados na luta cotidiana contra o malware.

Fonte: Segs

O DicaSeg também está nas redes sociais. Visite:

0 comentários :

Licença Creative Commons