10 Mandamentos Antisequestro

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

Os dez mandamentos antisseqüestros, são procedimentos simples que toda pessoa que se acha seqüestrável pode colocar em pratica. A orientação é para bloquear as fases de um seqüestro planejado. As fases vão desde as informações preliminares, analise das informações, escolha do alvo, levantamento dos dados da rotina, o planejamento e por fim a execução.

Na maioria dos casos, com exceção dos criminosos amadores que escolhem suas vitima aleatoriamente, os criminosos profissionais sempre seguem o mesmo modus operandi no decorrer do crime; levantam informações sobre a vítima, a escolha do cativeiro, o negociador, etc.

Por exigir toda essa complexidade, o seqüestro é uma “ guerra psicológica” , os criminosos usam vários artifícios para pressionar os familiares, um dos mais cruéis é a mutilação de parte do corpo da vítima, um exemplo que é de conhecimento de muitos é o caso do Welington Camargo, irmão da dupla sertaneja Zezé de Camargo e Luciano, que foi seqüestrado no dia 16 de dezembro de 1998, no qual durante as negociações foi cortado um pedaço da orelha e enviando a família. No livro “ Quem tem medo do seqüestro – J. B Markuz define bem sobre este crime O seqüestro é um tipo de guerra como as outras, em que a cultura é de pouca valia, pois o que predomina para se chegar a uma vitória são as idéias e pensamentos organizados, das quais a colaboração das partes envolvidas é muito importante.

Nessa guerra já conhecemos um lado que é o dos criminosos, vamos conhecer agora um pouco dos seqüestrados. Na totalidade das vitimas 70% são homens, a maioria deles tem idade entre 20 a 35 anos, em geral são apanhados enquanto dirigiam o próprio carro no trajeto entre a casa o trabalho, são empresários ou dependentes de empresários que prosperam com negócios ligados ao comercio em geral, 90% das vitimas pertencem a classe media.

A rotina no cotidiano do suposto alvo é um dos fatores principais observados pelos criminosos, dando condições para o delinqüente planejar seus ataques acertadamente. Freqüentar os mesmos lugares como bares e restaurantes, outras atividades como o mesmo local, itinerários, horário de ida a trabalho e retorno.

“A dica é sair da rotina e evitar ser rotineiro em tudo que puder”, utilizar itinerários alternativos e diversificado, sair de casa e chegar em horários diferentes, ir ao trabalho e sair em horários variados, alem destas dicas veja os dez mandamentos anti- seqüestro:

Não ostentar riquezas;

Estar sempre alerta;

acreditar na possibilidade do seqüestro;

instalar sistemas de proteção na residência;

selecionar criteriosamente os empregados;

não ser rotineiro;

não andar sozinho;

usar carros que não despertam atenção;

orientar seus familiares;

10º evitar facilidades.

Lembre-se: “A conscientização dos riscos de ser alvo de seqüestro é fundamental, aliado a procedimentos seguros tornar-se fator importante para dificultar a ação dos criminosos.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons