Google alerta para falta de segurança das senhas

Com freqüência falamos sobre os cuidados que devemos ter para garantir nossa segurança pessoal, do patrimônio, para não cairmos em golpes, etc, justamente por sabermos dos riscos que nos cercam no dia a dia. Todavia outro cuidado que não devemos nos esquecer é com a segurança virtual, ou seja, quando navegamos na internet, pois é um lugar onde as pessoas na maioria das vezes se comportam de forma displicente com a sua segurança. Neste ambiente, para evitarmos golpes, espionagem de suas atividades na rede/PC, furto de senhas e arquivos, é preciso muito cuidado. Veja abaixo o artigo do site Diário Digital sobre um dos alertas do Google.

Os utilizadores de Internet e de serviços do Google devem mudar a sua senha duas vezes por ano e nunca voltar a repeti-las. Essas são apenas duas das 18 dicas que o motor de busca Google dá aos seus clientes numa lista de medidas de segurança que devem ajudar os cibernautas a ficar seguros de scammers.

A maioria dos cibernautas tem consciência do perigo representado por spams e por mensagens fraudulentas. Gmail, Orkut, Youtube, Facebook e outros serviços de Internet têm sido atacados por vários hackers, que invadem contas e enviam mensagens para utilizadores na lista de contactos dos proprietários das contas invadidas.

A esperança é que, ao ver o nome do remetente, as pessoas cliquem nos links e/ou respondam às mensagens, abrindo, dessa forma, as suas contas para mais uma invasão.

«As pessoas são mais propensas a responder a mensagens quando conhecem o remetente», adverte o director do departamento de antivírus da empresa Webroot, Andrew Brandt.

Os spams incluem golpes usando sites falsos de empresas farmacêuticas, páginas infectadas por malwares e pedidos por dinheiro. Um golpe em especial, em que o criminoso se passa por alguém conhecido que esteja no exterior, e que precisa de dinheiro, tem sido vastamente explorado.

De acordo com o Google, os utilizadores dificilmente sabem que as suas contas foram comprometidas, o que pode acontecer de várias formas.

Por vezes os nomes e as senhas de utilizadores são captados quando o cibernauta visita páginas com instruções maliciosas e noutros casos esses dados são gravados por programas ignorados pelos utilizadores.

Noutra modalidade de ataque aos dados privados, os criminosos ligam-se a sites usando links a partir de contas do Google. «Se a página a qual você se ligar estiver comprometida, o cibercriminoso tem acesso fácil aos dados da sua conta.

Às vezes o acesso é facilitado pelo uso de senhas facilmente descobertas. «Se a sua senha for elementar, como o seu primeiro nome seguido da sua data de nascimento, como Larry1924, por exemplo, não estará a oferecer resistência aos invasores. Outra escolha infeliz é optar pela palavra pizza para responder à questão sobre a sua comida predileta.

Variar de senha e escolher uma combinação que dificulte a ação dos malfeitores pode ser útil no combate às invasões.

Segundo Brandty, da Webroot, as dicas do Google (de trocar a senha duas vezes por ano) são razoáveis. O especialista acredita que as pessoas devem mudar as suas senhas com o máximo de frequência possível. «Eu particularmente troco as minhas senhas quatro vezes por ano, mas sou um caso à parte, pois uso um gerador de senhas que as gera e recorda-me de trocar de tempos em tempos», diz.

Fonte: Diário Digital

0 comentários :

Licença Creative Commons