Proderj dá dicas para que internautas naveguem com segurança

RIO DE JANEIRO - Muitos usuários são vítimas de hackers ao efetuarem uma compra em uma loja virtual ou ao baixarem vídeos e documentos em sites desconhecidos. Outros, têm suas senhas roubadas e alteradas. Para evitar transtornos, o diretor de Infraestrutura Tecnológica do Proderj (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio de Janeiro), Sérgio Chiapetia, explica quais os cuidados que os internautas devem tomar enquanto navegam pela internet. É preciso ficar atento para que a diversão não se transforme em dor de cabeça.

Alguns cliques ajudam a evitar roubos de informações

Nos preocupamos quando saímos nas ruas em função dos perigos que corremos. Na internet não é diferente. É preciso prestar atenção em questões de segurança da informação: quando o usuário está logado em um site que solicite login e senha, ele nunca deve fechar o navegador. É necessário fazer o logout ou clicar no botão sair. Isso é importante porque manda uma instrução para o navegador informando que o internauta se desconectou. Outra dica é manter o sistema operacional, como Windows, por exemplo, e os programas instalados atualizados.

Senhas novas a cada três meses

A regra básica é criar senhas difíceis de serem identificadas pelos hackers. Datas de aniversários, números de telefones e nomes de familiares são velhos conhecidos dos piratas onlines. Sequências que misturam números e letras são as melhores opções. Não guarde a senha. Memorize e destrua. Não coloque a mesma senha em vários serviços. Mude-as a cada três meses. Assim, evita que o espião consiga ter acesso a suas informações por muito tempo.

Normalmente, o hacker tenta descobrir dados através de algoritmos, que reconhece informações mais simples. Há sistemas avançados que permitem a recuperação de senhas, além dos sistemas que os próprios e-mails oferecem. Um detalhe importante para evitar roubo de senhas é usar navegadores diferentes. Por exemplo, o individuo pode utilizar o Internet Explorer e o Mozilla Firefox para navegar na web.

O spam: e-mail falso e seus anexos

Ao receber um spam, ou seja, um e-mail falso, fique atento aos textos. Duvide se a mensagem possuir erros gramaticais e ortográficos. Para verificar a autenticidade de um link, basta passar o mouse por cima do endereço, sem clicar, para saber se ele é verdadeiro ou não. Se for falso, a página eletrônica será diferente do nome do link indicado. Apague a mensagem. Um antivírus pode ser útil na hora de baixar um documento anexado. Se o internauta clicar no link, deve imediatamente acionar o antivírus e o spyware. São dicas simples que evitam a infecção da máquina do usuário.

E-commerce ou compra online

É preciso verificar alguns detalhes em um site de vendas antes de efetuar uma compra: o endereço digitado deve corresponde à loja que se deseja comprar; um cadeado precisa ser exibido na barra inferior do navegador, o que constata a segurança do site; se o estabelecimento é novo e o produto tem preço muito baixo, as chances de fraude são maiores; pesquisar se existem recomendações de outros usuários que compraram na loja; verificar se o estabelecimento possui endereço físico, telefone, CNPJ. O internauta não deve comprar nunca em lan houses e cybercafés. Escolha como forma de pagamento o boleto, porque as informações do cartão de créditos são roubadas facilmente.

Dados pessoais em redes sociais

Atos criminosos, entre eles sequestros relâmpagos, são cada vez mais comuns em sites de relacionamento, como Orkut e Facebook. Informações cadastradas em perfis virtuais são novos alvos de hackers. Fotos de carros ou apartamentos são perigosas, porque fornecem dicas sobre a vida financeira da pessoa. Os internautas não devem participar de comunidades que comprometam sua segurança. Há muitos casos em que o usuário é ameaçado, e informações como os locais que frequenta e o bairro onde mora foram utilizadas para amedrontar o usuário. É preocupante porque todos têm acesso às redes sociais.

Golpes no ciberespaço: onde denunciar?

Os internautas precisam ficar cada dia mais alertas, porque os hackers estão sempre pesquisando várias formas de roubar informações. Normalmente, as fraudes acontecem por pura desatenção dos usuários. Se seguirem essas dicas simples, as chances de infectar seus computadores com vírus será menor. Hoje, os cidadãos são dependentes da tecnologia, por isso devem tornar essas regras parte do cotidiano. No Estado do Rio de Janeiro, vítimas de golpes onlines contam com a Delegacia de Repressão de Crimes de Informática (DRCI), que fica na Rua Professor Clementino Fraga, 77, no Estácio. O telefone para denúncias é (21) 2334-9813.

Fonte: O Repórter

0 comentários :

Licença Creative Commons