Caixa eletrônico: depois dos chupa-cabra, os vírus

Por: Silvio Meira

Os bandidos estão se mudando da era industrial, e dos métodos físicos para cometer crimes, em direção à do conhecimento. além das quadirlhas especializadas em roubo de identidade, na web, para assaltar contas bancárias [virtualmente], a turma que usava os “chupa-cabra”, sistemas de hardware instalados nos caixas eletrônicos pra capturar informação e clonar cartões de banco, está começando a usar software para o mesmo efeito.

o pessoal da trustwave descobriu, em países do leste europeu, alguns caixas eletrônicos rodando windows XP contaminados por um tipo de malware [software malicioso] que… contains advanced management functionality allowing the attacker to fully control the compromised ATM through a customized user interface built into the malware… ou seja, que tem funcionalidades avançadas de administração, permitindo o total controle do equipamento através de uma interface customizada.

segundo a trustwave, o malware permite copiar todos os dados dos cartões inseridos na máquina, criptografá-los e depois imprimir, analisar o número e tipo das transações realizadas no caixa, ejetar o cassette de dinheiro e, claro, desinstalar o próprio malware do equipamento, eliminando rastros.

pelo que se viu, o software encontrado até agora é uma versão tosca e é bem provável que, nos próximos meses [e anos] coisa muito mais sofisticado apareça e se espalhe pelo planeta.

quando se diz que a economia e a sociedade são da informação e do conhecimento, se quer dizer que toda a sociedade e economia são da informação e do conhecimento. as partes boas, as mais ou menos e as más. e as muito más também.

é bom a gente deixar a ingenuidade de lado e tratar as ameaças virtuais sempre de forma muito mais séria do que se trata, vez por outra, aqui e ali, um grupo ou outro de malfeitores adolescentes online, como se fossem heróis. porque não são.

Fonte: Portal Terra - 4/6/2009

0 comentários :

Licença Creative Commons