O significado de algumas tatuagens utilizadas pelos criminosos

Por Carlos Rodrigues Costa*

A tatuagem é uma forma de expressão bastante antiga. Ao longo de toda sua existência, ela vem representando a arte e até mesmo o modo de vida de algumas sociedades. Elas são utilizadas pelas pessoas para retratar momentos particulares da vida ou simplesmente servir como ornamento.

O que se sabe é que essa arte milenar é praticada também no interior das penitenciárias pelos bandidos do mundo todo. Com isso, estudiosos vêm desenvolvendo novas pesquisas, novos estudos, os quais visam a análise de determinados símbolos tatuados por presidiários.

O conhecimento sobre os símbolos (tatuagens) utilizadas pelos bandidos é de suma importância para quem lida diretamente com estes marginais no dia-a-dia, sejam os policiais que todos os dias tentam combater o crime nas ruas, sejam os agentes penitenciários que precisam manter a ordem e a segurança do presídio.

Abaixo estão algumas imagens que selecionei sobre os símbolos (tatuagens) feitos nas cadeias do Brasil e seus significados.

Significado dos pontos no costado das mãos:

Âncora significa esperança, proteção, identifica o homem que pertence à arte do mar.

Uma pistola tatuada na perna, traduz o elemento praticante de assalto com morte.

Usada normalmente em referência à liberdade, anseio por ser livre; fugitivo ou praticante de fugas. Dependendo da região do corpo onde está tatuada, pode significar homossexualidade.

Tatuagem com a imagem de São Sebastião. Santo venerado e festejado em 20 de janeiro, tatuado na parte externa da perna, identifica o preso homossexual.

Uma pinta tatuada no rosto identifica um homossexual passivo, geralmente tatuado na lateral do rosto.

Identifica um matador de policiais.

Tatuada no corpo, acredita-se, serve para livrar de prisões e traições; traz vitórias.

Parecido com o anterior, mas com os dizeres "Amor de Mãe", indicava homossexualidade, hoje é usado normalmente, porém sem o mesmo significado.

Esta estrela significa, para o preso, a liberdade, amuleto para evitar prisões.

Estrela de Salomão, dizem que quem a tem tatuada está livre da bruxaria.

Tatuagens comuns na maioria das vezes representam as amantes e esposas, em alguns dos casos representam mães e até filhas.

A caravela tatuada, normalmente no coração, significa LIBERDADE.

Imagem de N. S. da Aparecida, tatuada no peito ou nas costas em tamanho pequeno, significa símbolo de proteção e esperança dos presos. Tatuada em tamanho grande, acima da metade e bem ao centro das costas identifica preso que foi violentado durante o cárcere, e ao mesmo tempo marca um estuprador.

Tatuagem de aproximadamente 15cm indica que seu possuidor é um elemento destemido, valente.

O Saci com um cachimbo na boca é usado por traficantes de drogas. Geralmente feito no braço. Porém tem se tornado raro nos dias de hoje.

A sereia tatuada na perna direita identifica os elementos condenados por crimes contra os costumes (estupro, sedução...)

Letras, qualquer que seja, grandes, tatuadas nos braços, significa recordação do nome de alguma pessoa (mulheres, família). Nomes por extenso, versos ou dizeres significam grande amizade.

Símbolos como Sol, Lua, Suástica ou o uso de colar de contas, medalhinhas de santos, guias espíritas e fitinhas representam tentativa de se livrar de delitos/acusações mais graves (das que já constam nos processos).

Quando usadas no peito identificam presos Latrocidas (mata para roubar).

Idem ao anterior.

A cruz com o crânio, tatuada no meio das costas, identifica um elemento "ponta firme". A cruz com as duas velas acesas na base, identifica o elemento de alta periculosidade. Geralmente tatuada em tamanho grande no meio das costas.

Tatuadas sempre em tamanho pequeno (10 cm), dizem servir para "livrar do diabo e do mau olhado", uma forma de estar protegido, um pedido constante de proteção (corpo fechado).

Diabo, uma variação é o diabo trazendo uma caveira nas mãos (preso de alta periculosidade). Significa matador (Usada por quem traz o doce prazer e sorriso da morte nos lábios).

A pomba simboliza sorte, bons ganhos, evita ser visto ou pressentido.

Outros exemplos reais:

Conhecer um pouco sobre o significado de determinadas tatuagens, na concepção de criminosos, é importante na medida em que nos previne quanto a um suspeito, ou mesmo, alguém que acabamos de conhecer, no entanto não sabemos ao certo quais suas origens.

Imagens e significados extraídos de: PAREDES,Cezinando Vieira. A influência e o significado das tatuagens nos presos no interior das penitenciárias. Curitiba: Universidade Federal do Paraná, Abril/2003.


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons