Como curtir o carnaval com segurança

Por Carlos Rodrigues Costa*


Se vai cair na folia e curtir o carnaval, faça isso com segurança. Com um simples planejamento prévio você pode curtir seu carnaval com mais segurança sem ter que passar por surpresas desagradáveis durante ou após a sua diversão.

Um movimento que faz parte da cultura brasileira e que atrai até os estrangeiros. Mas por ser um momento onde a maioria das pessoas só querem diversão, muitos oportunistas se aproveitam deste momento de distração para cometer crimes como furto, assalto e até mesmo sequestro relâmpago para saques em agências bancárias tendo a vítima sob ameaça.

Abaixo relacionei algumas dicas de como curtir o carnaval com segurança:


1º Documentos:

Leve uma cópia do seu documento de identidade, caso seja preciso fazer qualquer identificação; se tiver um plano de saúde, é recomendado que leve a carteira do convênio caso você venha precisar utilizá-la.

2º Valores:

a) Evite ostentar qualquer objeto de valor, cordão, anel, relógio etc.

b) Esteja com as mãos livres, evite levar qualquer tipo de bolsa, pois elem de ser um atrativo para bandidos você estará com as mãos ocupadas caso precise se defender de uma possível agressão.

c) Para eventos como este recomendo o uso de uma doleira, que pode ser utilizada para guarda de dinheiro e documentos sem chamar a atenção, pois ela é utilizada por dentro da roupa sem chamar a atenção (veja o modelo abaixo).

d) Procure levar apenas o dinheiro necessário para o consumo e se possível trocado, de forma que ao comprar algo você não tenha que mostrar notas de valor alto e consequentemente chamar a atenção de bandidos.

3º Deslocamento:

e) Dê preferência no uso de táxi ao ir e retornar da folia, mas antes verifique se o veículo está devidamente identificado e evite transportes clandestinos.

f) Se for de carro próprio, evite estacionar em locais de pouco movimento e em ruas escuras, se possível utilize o serviço de estacionamento pago que é mais seguro.

g) Se o deslocamento for a pé, procure fazer em grupo e nunca sozinho, pois assim você estará mais seguro.

h) Se for utilizar o transporte coletivo, evite dormir durante o transporte para que não seja vítima de furtos.

i) Ao retornar, seja de carro ou a pé, procure passar por ruas com maior movimento e que estejam bem iluminadas.

4º Local do evento:

j) Procure saber com antecedência os pontos de apoio ao turista como: Posto de apoio policial, posto médico, etc.

k) Combine pontos de encontro com o seu grupo, pois caso alguém se perca na multidão será mais fácil reencontrar.

l) Evite comentar em publico dados que possam de alguma forma revelar seu endereço; Se estiver em hotel, evite comentar o nome do hotel em que está hospedado, número do quarto, etc.

m) Em caso de assalto ou qualquer ocorrência de crime você deve acionar imediatamente a polícia militar através de um posto policial mais próximo ou através do telefone 190.

5º Consumo de Bebidas:

n) Se for dirigir, não beba.

o) Manter-se sóbrio é fundamental, uma vez que não estando consciente você é se torna atrativo para a ação de bandidos na pratica de furto, assalto, etc.

p) Não aceite bebidas de estranhos. Se por algum motivo você se afastar da sua bebida, por menor que seja o tempo, ao retornar peça uma nova bebida, pois uma prática muito comum dos bandidos em eventos como este é aproveitar a distração das pessoas para misturar drogas na bebida da vítima para que ela fique grogue e se torne um alvo fácil para pratica de furto. Veja mais sobre este tipo de crime em outro artigo publicado aqui: "Boa Noite Cinderela, Um conto de Fadas ou um Pesadelo?"

q) Na compra de qualquer bebida, certifique-se de que a embalagem está devidamente lacrada e não há qualquer tipo de rompimento que possa ter sido utilizado para inserir uma droga. Embalagens com sinais de rompimento é um risco, pois você não sabe o que pode ter sido colocado na bebida.

6º Viagem:

r) Ao viajar para curtir o carnaval em outra cidade onde você não conhece o perímetro urbano ou mesmo os índices de criminalidade da região, é muito importante um planejamento prévio para saber qual o melhor itinerário, por onde irá passar para chegar ao seu destino.

s) Placas de veículos de outras cidades costumam ser os alvos preferidos de bandidos, por saber que os turistas normalmente não conhecem a região e estão mais distraídos com as novidades.

t) Se informe com antecedência sobre os melhores trajetos para alcançar seu destino e evite passar por regiões desconhecidas e perigosas.

Pensar preventivamente é não dar chance para bandido.


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons