Plano de continuidade de negócios

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

As crises, emergências e ocorrências no geral não escolhem hora, data nem local. Simplesmente acontecem! Sabemos que as crises acontecem devido a vários fatores, alguns podemos até se prevenir de alguma forma, outros fatores infelizmente fogem da nossa normalidade, sendo assim devemos estar preparados.

Uma contingência é algo que pode, ou não, vir acontecer, mas cuja ocorrência acarretará grandes transtornos para continuidade dos negócios da empresa, ser for uma instituição pública poderá arranhar ou até mesmo acabar com sua imagem. É preciso que haja um rápido e eficiente conjunto de ações que possibilite minimizar, ao máximo, os prejuízos materiais, humanos e financeiros à organização. O plano de continuidade de negócios são as medidas técnicas e humanas que permitem à empresa ou negocio continuar suas operações de forma alternativa, após a ocorrência de um desastre ou sinistro’ concluí o Prof. Caruso.

A crise apresenta quatro fatores: preparo, resposta imediata, resolução e pós-crise. “Vejamos o caso do desabamento dos prédios no Rio de Janeiro no dia 25/01, quantas empresas estavam preparadas?, quem iria imaginar que aconteceria um desabamento? Porém aconteceu, e agora o que fazer ? Por isso temos que estar preparados para prevenir e caso ocorra como gerenciar a crise dando continuidade nos negócios.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons