Migração dos Criminosos

Por Siderley Lima* para o DicaSeg

No passado, principalmente na década de 80 os criminosos eram especializados em cada tipo de crime, mas nos dias atuais, com a troca de informações nos presídios e principalmente a criação de algumas facções criminosas, o marginal passou a realizar todo o tipo de crime, ou seja, quem realiza um roubo a um condomínio, é o mesmo que realiza um assalto em uma relojoaria, o que assalta um banco é o mesmo que irá realizar um seqüestro, etc. Um dos objetivos é levantar recursos e investir ainda mais no crime, em especial no trafico de drogas. É sempre assim, a cada nova modalidade de crime, surgem novas tecnologias ou medidas para inibir as ações, a policia sufoca a modalidade, por sua vez os criminosos migram para outro tipo de crime, ou seja, eles estão sempre um passo a frente.

A migração dos criminosos tem explicação, o forte investimento em segurança implantado por bancos, empresas, indústrias, instalações comerciais, altos executivos contratando segurança pessoal, novas tecnologias e recursos, enfim, tudo isso tem sido um fator decisivo para a mudança de um crime para outro. O criminoso atua onde é mais vulnerável, cada vez que se cria um novo recurso para impedir a ação criminosa, eles inovam com outro tipo de crime.

Lembre-se “O crime evolui todos os dias”. E a sua segurança? a segurança da sua empresa? a segurança da sua família e do seu patrimônio tem evoluído? Temos que nos fazer estas perguntas todos os dias procurando sempre atuar principalmente na prevenção. Ter uma cultura de segurança, estar atento ao crime da ‘moda’ e o modus operandi, é se prevenir para não ser a próxima vítima.


*Siderley Andrade de Lima, é consultor de segurança pessoal colaborador/articulista do site DicaSeg.com, é Graduado em Gestão de Segurança Privada pela UNIP – Universidade Paulista e especialista em táticas e técnicas especiais SWAT/CATI...



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:

0 comentários :

Licença Creative Commons