Pesquisas apontam que brasileiros são os mais preocupados do mundo com segurança

De acordo com dados do Instituto Ibope Nielsen Online, o número de brasileiros com acesso a internet no Brasil atingiu 73,9 milhões no quarto trimestre de 2010. A pesquisa considera todo o tipo de acesso, seja ele feito em casa, no trabalho, lan houses ou em qualquer outro local. Mas será que mesmo navegando tantas horas na internet, o brasileiro se sente seguro no ambiente virtual?

Pelo visto parece que não. Uma pesquisa recente, realizada pela Unisys, empresa mundial de tecnologia da informação, aponta os brasileiros, como sendo os mais preocupados do mundo com segurança. Os dados mostram que os brasileiros estão mais preocupados com a segurança nacional do que os consumidores dos outros 10 países pesquisados no Índice de Segurança Unisys, e além disso, apresentaram o segundo índice de maior preocupação em relação à segurança pessoal e financeira.

Em uma escala que vai de 1 a 300, representando o mais baixo e o mais alto nível de preocupação respectivamente, os brasileiros indicam um índice de preocupação de 185, considerado bem alto. O índice de segurança Unisys é um indicador que mostra o nível de preocupação das pessoas em relação a quatro áreas: segurança nacional, segurança financeira, segurança na Internet e segurança pessoal.

O mais intrigante é que apesar de toda esta preocupação, os brasileiros não estão muito interessados em proteger seus dados pessoais, especialmente quando utilizam dispositivos móveis, como celulares, e notebooks.

Segundo a pesquisa, apenas 39% dos usuários de internet brasileiros disseram que trocam suas senhas regularmente, e menos da metade, cerca de 45%, afirmou usar senhas inteligentes em seus computadores.

Já em relação a segurança de cartões de crédito e débito, a postura é diferente. De acordo com o índice de segurança Unisys, esta é a maior preocupação dos brasileiros, assim como, o roubo de identidade e a segurança nacional.

Para André Vilela, diretor de soluções de tecnologia, consultoria e soluções da Unisys Brasil, os resultados da pesquisa mostram que o brasileiro já reconhece ameaças que antes não existiam. “Uma possível explicação para esta percepção pode ser o fato de que o país se prepara para sediar eventos internacionais, como as Olimpíadas, e todos nós precisaremos lidar de maneira proativa com estas ameaças por meio de educação, conscientização e tecnologia”, afirma.

A pesquisa mostrou ainda que as preocupações com a segurança na internet aumentaram 13 pontos. Esta foi a área de segurança que registrou o maior aumento desde a última edição do Índice de Segurança Unisys no Brasil. Um exemplo disso é o fato de que 60% dos brasileiros se disseram seriamente preocupados em relação à segurança de seus computadores, principalmente no que concerne a ameaças de vírus ou spam.

Boa parte dos entrevistados para a pesquisa disseram estar tomando algumas medidas para se protegerem na Internet. Cerca de 79% dos usuários de mídias sociais, afirmaram restringir as informações pessoais que publicam nos sites de comunidades virtuais e, inclusive, afirmaram configurar suas contas e perfis de maneira a limitar o acesso a suas informações.

De acordo com André Vilela, apenas precaver-se já não é o suficiente nos dias de hoje. “O mundo moderno exige que não se olhe a questão da segurança de um ponto de vista segmentado. Por isso, é parte da nossa estratégia de segurança da Unisys ir além dos bits e bytes da tecnologia e trabalhar em parceria com nossos clientes e sociedade de um modo geral. Só com uma abordagem unificada em segurança, que proteja pessoas, bens, tecnologias e lugares, alcançaremos este objetivo"

O “Índice de Segurança Unisys” para o Brasil foi feito com base em uma pesquisa, por telefone, com 1.500 pessoas, entre 18 e 65 anos de idade (metade homens, metade mulheres). As entrevistas foram realizadas na Grande São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Recife, Fortaleza, Curitiba, Porto Alegre e Salvador.

Fonte: Revista Segurança & CIA

O DicaSeg também está nas redes sociais. Visite:

0 comentários :

Licença Creative Commons