Tecnologia auxilia na segurança de imóveis

Por Vinicius Geraldes*

Especial para DicaSeg.com

Uma cidade global como São Paulo oferece muitas oportunidades de lazer, turismo, negócios e variedades de atividades, na Zona Oeste e na Zona Sul da cidade, principalmente. Reconhecida mundialmente como uma das maiores cidades do mundo, a capital paulista tem se destacado ultimamente por sua valorização no preço de imóveis e no grande número de investimentos no setor da construção civil.

Fato é que São Paulo também é bastante conhecida por seus altos índices de violência, roubos e falta de segurança. Como unir a realidade do desenvolvimento urbano com as questões de segurança nestes novos imóveis e empreendimentos? A tecnologia já trabalha a favor deste assunto? Confira.

Blindagem Arquitetônica

Com o intuito de preservar a vida e segurança de porteiros e guardas, já existem no mercado empresas especializadas em blindagem voltada para o setor da construção e da arquitetura. Com o valor médio de R$ 25 mil reais, guaritas blindadas já estão sendo implantadas no Brasil por construtoras preocupadas com as questões de segurança, e a estimativa é que estes produtos blindados também alcancem portas, janelas e sacadas.

Câmeras de monitoramento e controle biométrico

Os avanços nas questões de segurança nos imóveis brasileiros não ficam somente no quesito físico. Moradores de alguns condomínios de São Paulo já contam com o sistema de controle biométrico – que identifica e autoriza a entrada de pessoas no imóvel através do reconhecimento de alguma parte de seu corpo, pré-cadastrado. As câmeras de monitoramento estão cada vez mais avançadas para oferecer mais segurança aos moradores e o número médio de câmeras nos imóveis em São Paulo duplicou no último ano.

Segurança também em vias públicas

O número de câmeras de segurança instaladas em ruas e vias da cidade São Paulo não para de crescer. Além da responsabilidade de monitorar o trânsito na cidade, as câmeras também auxiliam na identificação de vândalos e assaltantes. Para a instalação destas câmeras nas ruas fez-se necessária a adaptação de caixas à prova de vandalismo para proteger os aparelhos e, assim, tornar mais eficaz o serviço de monitoramento.

E você? Conhece mais alguma dica para facilitar o monitoramento de imóveis e melhorar a segurança de moradores? Você confia nestas novas ferramentas que unem a tecnologia à questão da segurança? Comente!

*Vinicius Geraldes é SEO Strategy Coordinator da VivaReal Network

O DicaSeg também está nas redes sociais. Visite:

0 comentários :

Licença Creative Commons