Brasil terá campanha permanente de desarmamento

A campanha do desarmamento será permanente a partir de agora. O anúncio foi feito pelo ministro da Justiça, Luiz Paulo Barreto. Com a entrega a qualquer tempo de armas por parte da população, espera-se diminuir ainda mais a taxa de homicídios no país – a redução foi de 11% entre 2003 e 2009, segundo dados do SUS, quando ocorreram duas campanhas do desarmamento.

De acordo com o ministro, a política tem sido fundamental para a redução da taxa de homicídios no país. “Ela (a campanha do desarmamento) é a responsável diretamente pela redução dos índices de homicídio no país. Temos que intensificar esta melhoria na segurança pública”, disse.

A campanha será articulada pelo Ministério da Justiça e pela Rede Desarma Brasil, uma rede de organizações da sociedade civil que defendem o controle de armas. Além das delegacias da Polícia Federal, as armas poderão ser entregues em igrejas, maçonarias, sistemas de saúde e ONGs. Quem entregar uma arma de fogo será indenizado, a exemplo do que ocorreu nas campanhas passadas.

Quem quiser entregar uma arma que possui em casa, já pode fazê-lo. “A pessoa pode procurar a Polícia Federal e retirar uma guia, que deve ser preenchida e entregue junto com a arma à PF. A partir daí, será recebida a indenização devida”, ensinou o ministro.

As estimativas do MJ são de que entre um e dois milhões de armas ainda estejam com a população. A campanha estabelece também uma data para celebrar a entrega de armas no país. O “Dia do Desarmamento” será comemorado sempre no primeiro sábado de julho.

Nos últimos anos, cerca de 1,1 milhão de armas foram registradas no país após as duas campanhas. Agora, será intensificada a entrega voluntária – mais de meio milhão foram entregues desde 2005.

O coordenador da área de controle de armas do Viva Rio, uma das entidades integrantes da Rede Desarma Brasil, Antônio Rangel Bandeira saudou a importância da campanha. “Ela é extremamente importante. O Brasil é o quarto país onde mais acontecem mortes por arma de fogo”, afirmou.

Fonte: FBSP

0 comentários :

Licença Creative Commons