Ciclo de Polícia praticado no Brasil pela PM e Polícia Civil

Por Carlos Rodrigues Costa*

Respondendo a uma pergunda enviada por um de nossos leitores, resolvi publicar um breve resumo sobre o ciclo das polícias civil e militar realizado no brasil.

Analisando o Ciclo de polícia e de persecução criminal, a Polícia Militar fica responsável pela preservação da ordem pública com o desenvolvimento de ações preventivas, ou seja, a PM é responsável pela primeira fase do Ciclo de polícia, a situação da ordem pública normal. Na segunda fase do ciclo – quebra da ordem pública e sua restauração – tanto a Polícia Militar quanto a Civil têm a liberdade de intervir, sendo que a PM não dá continuidade à ação. A terceira fase do Ciclo de Polícia – Investigatória – é de responsabilidade da Polícia Civil que envida esforços para a reunião de provas e elucidação dos fatos. Ou seja, a Polícia Civil entra em cena quando falham as prevenções primárias, secundárias e terciárias, de responsabilidade da PM.


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons