Responsabilidade distorcida

Por Carlos Rodrigues Costa*

“Quando falta a consciência, vale a comunidade (controle social); quando falta a consciência e a comunidade, a polícia fica sobrecarregada. Escola, família e comunidade parecem falhar (generalizando) em sua tarefa de controle social, transferindo para o Estado (justiça e polícia) tarefas antes desempenhadas pela comunidade”.

O texto acima foi publicado em um fórum da disciplina de Sociologia do crime, do curso de Gestão de Segurança Pública da minha faculdade. Ele é um tanto provocador em sua análise, mas interessante para uma crítica construtiva.

Acredito que somos herdeiros de responsabilidades que não são nossas. A começar pela educação: a comunidade é convidada enfaticamente pelos "meios de comunicação" (ou não seria o governo...) a comparecer às escolas públicas para reformas no prédio, monitoria em atividades de recreação, etc.

A comunidade, os pais, precisam sim frequentar o ambiente escolar, mas não para assumir a responsabilidade do município, do Estado. Os pais devem acompanhar seus filhos e avaliar a qualidade do ensino. Quanto à segurança, onde está a hombridade do Estado em formar, conduzir e fortalecer a polícia. E aí entra mais uma vez a mídia (ou seria os "meios de manipulação"...) requerendo do trabalhador apoio para a garantia da segurança no seu bairro, na sua cidade, no seu país...

Portanto, Escola, Família e Comunidade têm sim suas responsabilidades intrínsecas de maneira que, onde termina a responsabilidade de uma, inicia a da outra (tudo tem um limite!) e, principalmente a responsabilidade do Estado neste contexto é total e abrangente na garantia da justiça e do bem-estar social. Ao invés de garantir um ensino de qualidade, uma segurança ativa, o Estado acaba por transferir estas responsabilidades DELE para a população (utilizando-se dos meios de comunicação para isto).

Sei que minha crítica é altamente marxista, todavia registro-a pois acredito que precisamos aprimorar nosso senso crítico sobre determinadas "verdades"...


* Carlos Rodrigues Costa, Autor do DicaSeg, Consultor e Gerente de segurança Empresarial. Especialista em Segurança, graduado em segurança pública (Unisul). Atua na análise de riscos e vulnerabilidades no ambiente empresarial corporativo e na implementação de controles de segurança em ambientes de alto risco (Data Centers)



Veja mais sobre o autor...

Clique aqui e conheça nosso termo de uso e reprodução

Siga:


0 comentários :

Licença Creative Commons